REGULAMENTO GT PRÓ E COPA GT 70K
REGULAMENTO TÉCNICO
T1. CHASSIS;
Estão homologados os chassis de arame, escala 1/24, das marcas Red Fox, TWP, Lynx, JLynx, Alvo, Proparts, Delta, ABCD, B52, que estejam a disposição para compra em lojas de Autorama, e que sejam produzidos em série no Brasil. O comprimento do chassi é livre, desde que, não exceda os limites da carroceria e sem que haja uma descaraterização ou desconfiguração do chassi (Essa avaliação caberá a direção de provas e comissão organizadora). Serão permitidos ajustes e regulagens como, por exemplo, ajustes dos pintubes dentro da mesma bandeja, deslocamento das bandejas móveis em relação a posição original, reposicionar a lingueta e os mancais (Pillow block), porém, é expressamente proibido a retirada de qualquer peça da configuração original, bem como a instalação ou soldagem de qualquer peça ou componente que não seja original do chassi, exceção ao suporte de fio.
O chassi vistoriado e lacrado não poderá mais ser substituído.
T2. COROA, PINHÃO E EIXO;
A relação coroa x pinhão deverá ser em Pitch 64. Não será permitido retificar a coroa e colá-la no eixo. O eixo deverá ser maciço na medida 3/32”. As coroas e pinhões poderão ser dos modelos retos ou em ângulo.
T3. BOLHA;
A bolha homologada será anunciada através de cartazes antes do início de cada campeonato.
O nome do piloto deverá estar escrito em lugar visível na bolha. No caso de bolhas tipo Turismo, ou com cabine, vidros dianteiro e laterais dianteiros deverão estar totalmente sem pintura. O spoiler dianteiro deverá ser mantido. Na parte traseira a bolha poderá ser cortada, porém, o aerofólio traseiro deverá ser mantido.
T4. PNEUS;
Os pneus homologados são o TWP, Red Fox, e B52. Cubo de Nylon, podendo ser recauchutados.
T5. MOTOR;
Motor Falcon 70K da TWP.
Está PROIBIDO rebaixo na parte traseira do motor, tão pouco desgaste do eixo traseiro, para melhor acomodação.
T6. PESO E MEDIDAS;
O peso mínimo no ato da vistoria inicial e final será de 75g.
A punição para quem terminar a corrida abaixo desse peso será de 5 voltas por 0,1 g que estiver abaixo de 75g.
A altura mínima do carro com relação à pista será livre.
Bitola máxima de 82,6mm (Vale o gabarito oficial). Caso haja divergência na vistoria final, o diretor de provas poderá retirar as folgas, desde que, verificado que o pneu se soltou durante a corrida. Caso persista a irregularidade o piloto perderá 10 voltas.
A vistoria inicial e responsabilidade pela configuração do carro será de total responsabilidade do piloto. Caberá a direção de provas conferir e vistoriar o carro ao final da corrida, ou a qualquer momento durante a prova.
T7. COMPONENTES DIVERSOS
O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas.
As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.
Proibido utilização de Glub
REGULAMENTO DESPORTIVO
D1. FORMA DE DISPUTA;
O campeonato será disputado na forma de pontos corridos, sendo 8 etapas com 2 descartes.
A corrida FINAL terá pontuação dobrada, e a ordem de largada respeitará a classificação do campeonato, ou seja, não haverá tomada de tempo na última etapa.
Pontuação :
1º Colocado = 30 pontos
2º Colocado = 28 pontos
3º Colocado = 26 pontos
4º Colocado = 24 pontos
5º Colocado = 21 pontos
6º Colocado = 18 pontos
7º Colocado = 15 pontos
8º Colocado = 12 pontos
9º Colocado = 8 pontos
10º Colocado = 4 pontos
A partir do 11º colocado, todos somam 1 ponto.
O campeão do torneio será o piloto que ao final do campeonato somar o maior número de pontos.
Critérios de desempate :
1º - Pontuação sem descarte
2º - Número de vitórias, ou melhores posições.
3º - Número de voltas durante o campeonato.
D2. DIAS E HORÁRIOS;
As corridas do campeonato GT PRÓ acontecem sempre as quartas-feiras, conforme calendário divulgado.
Loja aberta às 16 horas.
A vistoria será aberta às 20 horas, e a pista será desligada às 20:30h.
O piloto que não entregar o carro até as 20:40h, não toma tempo. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.
As corridas do campeonato COPA GT acontecem sempre aos sábados, conforme calendário divulgado.
Loja aberta às 11 horas.
A vistoria será aberta às 15 horas, e a pista será desligada às 15:30h.
O piloto que não entregar o carro até as 15:40h, não toma tempo e larga da barra zero. A segunda chance para entrega do carro para a vistoria será logo após a qualificação, ao chamado do diretor de provas.
D3. TOMADA DE TEMPO E MONTAGEM DAS BATERIAS;
A qualificação poderá ser realizada em qualquer uma das fendas, a critério da direção de provas.
Tempo para qualificação de 60 segundos.
A ordem da tomada de tempo será diretamente inversa a ordem de entrega dos carros para a vistoria.
As baterias serão montadas conforme ordem da qualificação, onde os melhores tempos largam na bateria A, enquanto os demais formam as baterias B, C, etc.
A montagem das baterias seguirá a seguinte ordem, 1º tempo (Fenda Vermelha), 2º tempo (Fenda Branca), 3º tempo (Fenda Verde), 4º tempo (Fenda Laranja), 5º tempo (Fenda Azul), 6º tempo (Fenda Amarela).
D4. TEMPO DE CORRIDA;
Não haverá WARM-UP em nenhuma das etapas.
As baterias serão disputadas com o tempo de 240 segundos por fenda, e 90 segundos de intervalo.
D5. VISTORIAS;
Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de provas.
D6. BOX E MANUTENÇÕES;
Após a vistoria inicial, qualquer serviço de manutenção dos carros deverá ser feito somente com a pista ligada, na respectiva bateria. No intervalo entre fendas o piloto deverá trocar a etiqueta de fenda, sem levar o carro para o Box, além disso, poderá ser desamassada a bolha, arrumar o contato e recolocar o alfinete, desde que, o mesmo esteja no carro.
Caso o piloto faça manutenção no intervalo entre fendas, perderá o número de voltas superior ao último colocado da prova.
D7. PREMIAÇÃO;
Os três melhores colocados do campeonato recebem troféus.
D8. PUNIÇÕES;
Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências.
D9. CONSIDERAÇÕES
O controle e a supervisão do campeonato serão exercidos pela comissão organizadora, juntamente com a direção de provas, bem como todas as questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.
Comentários
Postar um comentário