Regulamento CLÁSSICOS MAGNETO (Quinta-feira)

 


REGULAMENTO TÉCNICO 

 T1. CHASSIS; Chassis de fibra ajustável da Proparts, podendo ser utilizados até dois imãs N35 de 12mm x 6mm x 4mm, instalados nos locais originais do chassi.
Não será permitido rebaixar a furação do pillow block.
Os parafusos poderão ser substituídos.
O chassi poderá ser pintado.   

 T2. COROA, PINHÃO E EIXO; Coroas P48 da marca NSR em metal ou plástico. Pinhões P48 da marca Slotit, Scaleauto e NSR. 
Eixo na medida 3/32. Permitido a utilização de rolamentos nos eixos.

 T3. CARROCERIA; Segue relação das carrocerias homologadas :

- OPALA (LINE-O)
- MAVERICK (LINE-O)
- CAMARO (LINE-O)
- DODGE (LINE-O)
- GALAXIE (LINE-O)
- BUICK (LINE-O)
- DODGE (ABCD)
- HOT ROD (ABCD)
- DODGE (TWP)
- MUSTANG (TWP)
- OPALA (TWP)
- PICK-UP (PROPARTS)
 
Todos os vidros deverão estar sem pintura.
Obrigatório a utilização de pilotinho, devidamente pintado, sendo que, a instalação deverá cobrir toda a parte mecânica do carro.
Acessórios como, aerofólio traseiro, espelhos retrovisores, escapamento, entre outros, desde que, tenham apelo visual e não o objetivo de performance poderão ser utilizados mediante aprovação do diretor de provas. As rodas deverão estar centralizadas na caixa de rodas.  

 T4. PNEUS; As rodas (cubos) deverão ser do modelo GTA1714 e as mantas de fornecimento da loja  GT. A partir de 2024 somente serão aceitos pneus com o lacre da loja.  

 T5. MOTOR; Motor 35K e 25K da marca B52.

 T6. MEDIDAS;  A altura mínima do carro com relação à pista será de 1mm, sendo que, o gabarito oficial estará durante todo o tempo a disposição no balcão da loja. Bitola máxima de 83mm. 

 T7. COMPONENTES DIVERSOS O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas. As buchas, rolamentos e fio serão de livre procedência. 

ATENÇÃO ! ! ! A responsabilidade por manter o carro dentro do regulamento é exclusivamente do piloto. Caberá a direção de provas, ou a uma comissão nomeada por ele, apenas conferir e vistoriar o carro a qualquer momento, antes, durante, ou depois da corrida. 


REGULAMENTO DESPORTIVO 

 D1. FORMA DE DISPUTA; 

O campeonato será disputado na forma de pontos corridos, sendo 8 etapas com 2 descartes. 
A corrida FINAL terá pontuação dobrada.
As corridas serão divididas em categorias GT1, GT2 e GT3.

 Pontuação : 

1º Colocado = 30 pontos
2º Colocado = 28 pontos 
3º Colocado = 26 pontos
4º Colocado = 25 pontos 
5º Colocado = 24 pontos
6º Colocado = 23 pontos 
7º Colocado = 22 pontos
8º Colocado = 21 pontos 
9º Colocado = 20 pontos
10º Colocado = 19 pontos 
11º Colocado = 18 pontos
12º Colocado = 17 pontos
13º Colocado = 16 pontos
14º Colocado = 15 pontos
15º Colocado = 14 pontos
16º Colocado = 13 pontos
17º Colocado = 12 pontos
18º Colocado = 11 pontos
19º Colocado = 10 pontos
20º Colocado = 9 pontos
21º Colocado = 8 pontos
22º Colocado = 7 pontos
23º Colocado = 6 pontos
24º Colocado = 5 pontos
25º Colocado = 4 pontos
26º Colocado = 3 pontos
27º Colocado = 2 pontos
28º Colocado = 1 ponto

A partir do 28º colocado, todos somam 1 ponto.

A tabela de classificação será dividida em GT1, GT2 e GT3.

Os três primeiros pilotos do campeonato na categoria GT2 e GT3 serão promovidos as categorias GT1 e GT2 respectivamente. Caso haja impossibilidade de um piloto da GT2 subir para a GT1, ele deverá voltar para a categoria GT3, mas se isso acontecer com um piloto da GT3 o mesmo poderá continuar na categoria, porém, começará o próximo campeonato com penalização de 6 pontos.
Nesse caso, ao invés de descerem três pilotos da GT1 ou GT2, descem apenas dois pilotos.

No caso de um piloto da GT1 e GT2, antes do início do campeonato, abrirem mão de correr na categoria, a vaga ficará para o 10º colocado (na sequência 11º e 12º). O piloto que abriu mão da sua vaga poderá voltar ao campeonato, porém, deverá reiniciar na categoria GT3.
Pilotos novatos, independente de habilidade, deverão iniciar o campeonato pela categoria GT3.

As categorias GT1 e GT2 são restritas a 12 pilotos.

O campeão do torneio será o piloto que ao final do campeonato somar o maior número de pontos.

Critérios de desempate : 

1º - Pontuação sem descarte 
2º - Número de vitórias, ou melhores posições. 
3º - Número de voltas durante o campeonato. 

 D2. DIAS E HORÁRIOS; 

 As corridas do campeonato CLÁSSICOS MAGNETO acontecem às quintas-feiras, conforme calendário divulgado. Loja aberta às 15 horas, sendo que, a pista será desligada às 19h50 para vistoria dos carros e montagem das corridas. Previsão de largada às 20 horas.

 D3. MONTAGEM DAS BATERIAS; 

As baterias serão montadas conforme classificação do campeonato, sendo que, a categoria GT1 será a última a correr.

A ordem de largada respeitará a classificação do campeonato COM DESCARTE
Para a primeira etapa será considerado a classificação do campeonato anterior. 
Para a segunda etapa será considerado o resultado da primeira etapa. 
Para a terceira etapa será considerado o resultado das duas primeiras etapas, porém, com apenas um descarte. 

Para grid com até 9 pilotos será montada uma única corrida com 3 decks, a partir de 10 pilotos serão montadas duas baterias.  

 D4. TEMPO DE CORRIDA; 

Não haverá WARM-UP em nenhuma das etapas. As baterias serão disputadas com o tempo de 3 minutos por fenda, e no máximo 90 segundos de intervalo. 

Tempos de corte :
  • GT1 > 6,2s
  • GT2 > 6,3s
  • GT3 > 6,4s

 D5. VISTORIAS; 

Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então, deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de provas. 

D6. BOX E MANUTENÇÕES; 

O serviço de BOX está liberado durante as trocas de fenda. 
Durante a corrida, caso algum piloto necessite de reparos no carro, ou no controle, o carro voltará para a pista na barra zero. O serviço de reparo deverá ser feito em no máximo 1 minuto. Chamamos esse procedimento de "PARADA TÉCNICA" e cada piloto terá direito a uma solicitação por corrida. 
O piloto poderá optar por trocar o carro (carro reserva) durante o intervalo, ou na parada técnica,  mas deve recomeçar a corrida na barra zero.

D7. PREMIAÇÃO; 

Os três melhores colocados (GT3, GT2 e GT1) do campeonato receberão troféus. 

D8. PUNIÇÕES; 

Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências. 
Preferimos orientar do que punir, mas é importante que sigam as regras para que possamos fazer boas corridas e nos divertir.  
Qualquer punição poderá ser aplicada na prova em andamento, ou em casos específicos, conforme decisão da direção de provas, a punição poderá ser aplicada na próxima etapa do campeonato. 
O diretor de provas poderá eleger uma comissão, para ajudar em decisões que julgue necessário. 

D9. CONSIDERAÇÕES 

O controle e a supervisão do campeonato é de responsabilidade da GT (Alê GT) e, se for o caso, poderá ser nomeada uma comissão para decidir sobre questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.

D10. SITUAÇÕES DE CORRIDA

Seguem situações de corrida e suas consequências :

10.1 - Caso haja algum tipo de pane momentânea no computador de marcação de voltas, na fonte, ou falta de energia, a fenda em que estava sendo disputada a corrida será totalmente cancelada, inclusive com relação a pênaltis, e os carros deverão voltar para as barras em que largaram naquela fenda para uma nova relargada. Caso o piloto não se recorde da barra em que largou naquela determinada fenda, ele poderá retornar a barra zero. Caso haja falta de energia por um tempo maior que 30 minutos a etapa será cancelada.

10.2 - Caso o piloto desconfie que o sistema não marcou alguma volta deverá solicitar a revisão  imediatamente, caso contrário, a reclamação não será aceita.

10.3 - O diretor de provas é o responsável por manter a organização e, na medida do possível, o silêncio durante a corrida. 
Entendam que é impossível manter silêncio absoluto com a loja cheia, porém, solicitamos encarecidamente que conversem baixo e respeitem quem está correndo.

10.4 - Discussões entre pilotos e recolocadores poderão sofrer punições de advertência ou perda de voltas para os dois lados.

10.5 - Casos em que a pista desligar e o carro sair da fenda, será considerado a barra onde o carro parou na pista, porém, caso o carro seja jogado para fora da pista a barra considerada será a barra em que o carro saiu da pista.
Atenção : Na dúvida em qual foi a barra que o carro saiu da pista o diretor de provas optará sempre pela barra menor, e se houver empate com outro carro que esteja na pista a vantagem será do carro que permaneceu sobre a pista.  

10.6 - Caso dois ou mais carros terminem a corrida empatados na barra, e não haja consenso de quem está a frente, o critério de desempate será a melhor volta durante a corrida.

10.7 - O piloto que, propositalmente, ficar tomando pênaltis consecutivos, e atrapalhando a concentração dos outros pilotos será advertido e, caso persista, poderá ser eliminado da prova, e/ou sofrer penalização para a próxima etapa do campeonato . Essa decisão é exclusivamente da direção de provas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Warm-up CLÁSSICOS MAGNETO 6,5s

4ª Etapa III CLÁSSICOS MAGNETO 2023

Warm-up CLÁSSICOS MAGNETO (PLAYOFF)