Regulamento COPA DOS CAMPEÕES GT 2024
REGULAMENTO DESPORTIVO
D1. CATEGORIAS - DIAS E HORÁRIOS;
TERÇA-FEIRA (20/8) SORTEIO E LIBERAÇÃO DOS MOTORES
Loja aberta as 14 horas. Sorteio e liberação dos motores 50K.
A pista ficará liberada para treino das categorias 50K até as 22 horas. Nesse dia somente poderão utilizar a pista os carros dessa categorias. Proibido passar os carros das categorias MAGNETO.
QUARTA-FEIRA (21/8) CATEGORIA 50K MARCAS (RELAÇÃO 35/10)
Loja aberta as 10 horas, com liberação dos pneus.
A vistoria será aberta às 19h, e encerrada as 19h30. A pista será desligada às 19h20.
Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2).
Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
QUINTA-FEIRA (22/8) CATEGORIA SPEED (FUSCA) MAGNETO
Loja aberta as 14 horas.
A vistoria será aberta às 19h, e encerrada as 19h30.
A pista será desligada às 19h20.
Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2).
Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
SEXTA-FEIRA (23/8) CATEGORIA FÓRMULA MAGNETO
Loja aberta as 14 horas.
A vistoria será aberta às 19h, e encerrada as 19h30.
A pista será desligada às 19h20.
Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2).
Tempo de 3 minutos por fenda e 60 segundos de intervalo.
SÁBADO (24/8) CATEGORIA CLÁSSICOS MAGNETO
CATEGORIA GT3
- A largada da categoria GT3 será as 10h.
CATEGORIA GT2
- A largada da categoria GT2 está prevista para as 15h.
CATEGORIA GT1
- A largada da categoria GT1 está prevista para as 20h.
DOMINGO (25/8) CATEGORIA 50K FAST (RELAÇÃO LIVRE)
Loja aberta as 8 horas, com liberação dos pneus.
A vistoria será aberta às 11h, e encerrada as 11h30. A pista será desligada às 11h20.
Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2).
Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
D2. INSCRIÇÃO E PREÇOS;
- Inscrição para a categoria 50K MARCAS (quarta-feira), ................. R$240,00 (incluso 1 motor e 1 par de pneu)
- Inscrição para a categoria SPEED MAGNETO (quinta-feira), .......... R$90,00
- Inscrição para a categoria FÓRMULA MAGNETO (sexta-feira), ..... R$90,00
- Inscrição para a categoria CLÁSSICOS MAGNETO (sábado), ......... R$90,00
- Inscrição para a categoria 50K FAST (domingo), ............................... R$120,00 (incluso 1 par de pneu)
Os pneus adicionais, para as categorias 50K, serão vendidos por R$90,00 o par.
Os motores adicionais para as categorias de 50K serão vendidos por R$120,00 cada.
- QUEM CORRER EM 2 CATEGORIAS GANHA R$40,00 DE DESCONTO NA MENSALIDADE DE SETEMBRO.
- QUEM CORRER EM 3 CATEGORIAS GANHA R$90,00 DE DESCONTO NA MENSALIDADE DE SETEMBRO.
- QUEM CORRER EM 4 OU 5 CATEGORIAS GANHA R$140,00 DE DESCONTO NA MENSALIDADE DE SETEMBRO.
- QUEM FIZER O PAGAMENTO DE INSCRIÇÕES, EM DINHEIRO OU PIX, ATÉ 10/8, GANHA 10% DE DESCONTO.
D3. TOMADA DE TEMPO E MONTAGEM DAS BATERIAS;
A qualificação será realizada na pista laranja, com tempo de 30 segundos. A ordem da tomada de tempo será diretamente inversa a ordem de entrega dos carros para a vistoria. As baterias serão montadas no sistema ABCD, DCBA. Para as categorias 50K vale o melhor tempo de volta, enquanto para as categorias MAGNETO, vale a quantidade de voltas. A classificação da tomada de tempo será o primeiro critério de desempate em casos de empate na corrida.
A montagem das baterias seguirá a seguinte ordem, 1º tempo (Fenda vermelha), 2º tempo (Fenda branca), 3º tempo (Fenda verde), 4º tempo (Fenda laranja), 5º tempo (Fenda azul), 6º tempo (Fenda amarela).
D4. TEMPO DE CORRIDA;
As corridas de todas as categorias terão 3 minutos por fenda e no máximo 90 segundos entre fendas.
O intervalo entre as fases classificatórias (semifinais para final) será de 20 minutos para as categorias 50K, e de 10 minutos para as categorias MAGNETO, com pista ligada nesse período.
D5. DIVISÃO DAS CATEGORIAS GT1, GT2 E GT3;
A decisão e critério para avaliação do piloto em determinada categoria será da comissão organizadora, e levará em consideração aspectos como, títulos no Slot Car, tempo no esporte, performance em campeonatos internos, seja na GT, ou em outra loja, investimento em equipamentos, treinamento, e em alguns casos cabe um diálogo com o piloto, ou mesmo com o preparador, ou lojista. Essa divisão tem por objetivo dividir forças e incentivar mais pilotos, preferencialmente os iniciantes. Para formação de determinada categoria será necessário o mínimo de 5 pilotos, caso contrário, será formada apenas uma categoria, ou seja, todos correrão juntos.
D6. VISTORIAS;
Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova, portanto, mesmo que o carro tenha passado pela vistoria inicial isso não impedirá de ser novamente vistoriado e, se for o caso, punido ou mesmo desclassificado. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de provas
D7. BOX E MANUTENÇÕES;
Para as categorias 50K qualquer serviço de reparo nos carros somente poderá ser realizado com a pista ligada, ou com autorização do diretor de provas em casos específicos.
Para as categorias MAGNETO está autorizado a manutenção dos carros no período de intervalo entre fendas. NÃO haverá TEMPO TÉCNICO durante a corrida. Está proibido a substituição de carro.
- (FALTA DE ENERGIA); Caso haja algum tipo de pane "momentânea" no computador de marcação de voltas, na fonte, ou falta de energia, a fenda em que estava sendo disputada a corrida será totalmente cancelada, inclusive com relação a pênaltis, e os carros deverão voltar para as barras em que largaram naquela fenda para uma nova relargada. Caso o piloto não se recorde da barra em que largou naquela determinada fenda, ele deverá retornar a barra zero. Caso haja falta de energia por um tempo maior que 30 minutos, será formada uma comissão para, juntamente com a direção de provas, decidir o destino da competição.
- (PERDEU A VOLTA); Caso o piloto desconfie que o sistema não marcou alguma volta, ele deverá solicitar a revisão imediatamente, caso contrário, a reclamação não será aceita.
- (SILÊNCIO) O diretor de provas é o responsável por manter a organização e, na medida do possível, o silêncio durante a corrida.
- (CARRO FORA DA FENDA); Casos em que a pista desligar e o carro sair da fenda, será considerado a barra onde o carro parou, desde que, esteja sobre a pista. Se houver dúvida da posição do recolocador, exemplo barra 10 ou 11, será considerado a barra anterior (no caso do exemplo, a barra 10). Essa situação também será aplicada em casos de colisões.
- (EMPATE) Caso dois ou mais carros terminem a corrida empatados na barra, e não haja consenso de quem está a frente, o critério de desempate será a classificação na tomada de tempo. Essa decisão é do diretor de provas, que poderá consultar uma comissão para ajudar na decisão.
- (TROCA DE FAIXAS); A responsabilidade pela troca das faixas durante os intervalos entre fendas é EXCLUSIVAMENTE do PILOTO, ou seja, o recolocador deverá apenas AJUDAR se for solicitado. Caso seja dada a relargada e o carro estiver em outra fenda, o diretor de provas autorizará a correção no ponto onde a pista foi desligada, ou seja, caso o carro tenha passado pelo marcador em outra fenda não será permitido voltar o carro para o marcador.
D9. PREMIAÇÃO;
- Troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, considerando as divisões GT1, GT2 e GT3.
- Troféus para pole position.
Sorteio de brindes aos participantes.
D10. PUNIÇÕES;
Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências.
D11. CONSIDERAÇÕES
O controle e a supervisão do campeonato serão exercidos pela comissão organizadora, inclusive para resolução de questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.
REGULAMENTO TÉCNICO
CATEGORIAS 50K
T1. CHASSIS;
Estão autorizados os chassis de arame, escala 1/24, das marcas Red Fox, TWP, Lynx, JLynx Alvo, Proparts, MC, ABCD, e B52, que estejam a disposição para compra em lojas de Autorama, com pelo menos 60 dias de antecedência, e que sejam produzidos em série no Brasil. O comprimento do chassi é livre, desde que não exceda os limites da carroceria e sem que haja uma descaraterização geral do chassi original. Serão permitidos ajustes e regulagens como, por exemplo, ajustes dos pintubes dentro da mesma bandeja, deslocamento das bandejas móveis em relação a posição original, reposicionar a lingueta e os mancais (Pillow block), porém, é expressamente proibido a retirada de qualquer peça da configuração original, bem como a instalação ou soldagem de qualquer peça ou componente que não seja original do chassi. O chassi vistoriado e lacrado não poderá mais ser substituído.
T2. COROA, PINHÃO E EIXO;
A relação coroa x pinhão deverá ser em Pitch 64. Não será permitido retificar a coroa, e tão pouco, colá-la no eixo. O eixo na medida 3/32” deverá ser maciço, ou seja, proibido a utilização de eixo vazado. As coroas e pinhões poderão ser dos modelos reto ou em ângulo. Para a categoria 50K MARCAS a relação será travada em 35/10.
T3. CARROCERIAS;
- Para a categoria 50K MARCAS estão autorizadas as bolhas LANCER ABCD e VELOSTER PROPARTS.
- Para a categoria 50K FAST utilizaremos a bolha CORVETTE da ABCD.
T4. PNEUS;
O pneu homologado será de fornecimento GT, marca B52. Durante o evento somente poderão ser utilizados pneus lacrados pela GT. Não há limites para aquisição de pneus. Os pneus terão lacres diferentes para cada categoria, e serão entregues no dia de cada categoria. Fique atento para não confundir os lacres de cada categoria, pois isso será motivo de desclassificação.
T5. MOTOR;
- Cada piloto terá direito a adquirir até 3 motores, para uso individual. Os motores serão distribuídos a partir de terça-feira (20/8) e poderão ser utilizados nas duas categorias (quarta-feira e domingo).
- Não será permitido nenhum tipo de retrabalho, exceto amaciamento.
- Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.
T6. PESO E MEDIDAS;
O peso mínimo do carro será de 74g.
A punição para quem terminar a corrida abaixo do peso será de 2 voltas para cada 0,1 g do peso determinado.
Bitola máxima de 83mm (Vale o gabarito oficial). Caso haja divergência na vistoria final, o diretor de provas poderá retirar as folgas, desde que, verificado que o pneu se soltou durante a corrida. Caso persista a irregularidade o piloto perderá 10 voltas.
T7. COMPONENTES DIVERSOS
O guia a ser
utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas.
As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.
Comentários
Postar um comentário