Regulamento COPA DOS CAMPEÕES GT 2023
REGULAMENTO
DESPORTIVO
D1. CATEGORIAS - DIAS E HORÁRIOS;
TERÇA-FEIRA (22/8) SORTEIO E LIBERAÇÃO DOS MOTORES
Loja aberta as 10 horas. Sorteio e liberação dos motores 50K e 70K.
A pista ficará liberada para treino das categorias 50K e 70K até as 22 horas. Nesse dia somente poderão utilizar a pista os carros dessas duas categorias. Proibido passar os carros das categorias MAGNETO.
QUARTA-FEIRA (23/8) CATEGORIA LMP 70K
Loja aberta as 10 horas, com liberação dos pneus.
A vistoria será aberta às 19h30, e encerrada as 20h.
A pista será desligada às 19h50.
Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2).
Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
QUINTA-FEIRA (24/8) CATEGORIA TURISMO 50K
Loja aberta as 10 horas, com liberação dos pneus.
A vistoria será aberta às 19h30, e encerrada as 20h.
A pista será desligada às 19h50.
Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2).
Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
SEXTA-FEIRA (25/8) CATEGORIA FÓRMULA MAGNETO
Loja aberta as 10 horas.
A vistoria será aberta às 19h30, e encerrada as 20h.
A pista será desligada às 19h50.
Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2).
Tempo de 3 minutos por fenda e 60 segundos de intervalo.
SÁBADO (26/8) CATEGORIA CLÁSSICOS MAGNETO
CATEGORIA GT3
- A largada da categoria GT3 será as 10h.
CATEGORIA GT2
- A largada da categoria GT2 está prevista para as 15h.
CATEGORIA GT1
- A largada da categoria GT1 está prevista para as 20h.
D2. INSCRIÇÃO E PREÇOS;
Inscrição para a categoria 70K (quarta-feira), incluso 1 motor e 1 par de pneus ........... R$240,00
(DESCONTO DE R$40,00 PARA QUEM CORREU NA CATEGORIA 50K)
Inscrição para a categoria FÓRMULA MAGNETO (sexta-feira), ................................. R$90,00
(DESCONTO DE R$20,00 PARA QUEM CORREU EM PELO MENOS UMA DAS CATEGORIAS ANTERIORES )
Os pneus adicionais, para as categorias 50K e 70K, serão vendidos por R$85,00 o par.
Os motores adicionais para as categorias de 50K e 70K serão vendidos por R$90,00 cada. (Valor promocional para a Copa dos Campeões)
DESCONTO PARA MENSALISTAS DA GT
QUEM CORRER EM DUAS OU MAIS CATEGORIAS GANHA R$70,00 DE DESCONTO NA MENSALIDADE DE SETEMBRO.
D3. TOMADA DE TEMPO E MONTAGEM DAS BATERIAS;
A qualificação será realizada na pista laranja, com tempo de 60 segundos. A ordem da tomada de tempo será diretamente inversa a ordem de entrega dos carros para a vistoria. As baterias serão montadas no sistema ABCD, DCBA. Para as categorias 50 e 70K vale o melhor tempo de volta, enquanto para as categorias MAGNETO, vale a quantidade de voltas.
A montagem das baterias seguirá a seguinte ordem, 1º tempo (Fenda vermelha), 2º tempo (Fenda branca), 3º tempo (Fenda verde), 4º tempo (Fenda laranja), 5º tempo (Fenda azul), 6º tempo (Fenda amarela).
D4. TEMPO DE CORRIDA;
Todas as categorias terão 3 minutos por fenda. O intervalo entre fendas será de 90 segundos para as categorias 50K e 70K. Para as categorias MAGNETO o tempo de intervalo será de no máximo 60 segundos, podendo ser antecipado pela direção de provas em comum acordo com os pilotos.
O intervalo entre as fases classificatórias (semifinais para final) será de 20 minutos para as categorias 70K e 50K, e de 10 minutos para as categorias MAGNETO, com pista
ligada nesse período.
D5. DIVISÃO DAS CATEGORIAS GT1, GT2 E GT3;
A decisão e critério para avaliação do piloto em determinada categoria será da comissão organizadora, e levará em consideração aspectos como, títulos no Slot Car, tempo no esporte, performance em campeonatos internos, seja na GT, ou em outra loja, investimento em equipamentos, treinamento, e em alguns casos cabe um diálogo com o piloto, ou mesmo com o preparador, ou lojista. Essa divisão tem por objetivo dividir forças e incentivar mais pilotos, preferencialmente iniciantes.
D6. VISTORIAS;
Um carro
poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser
encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então deverá
realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de
provas.
D7. BOX E MANUTENÇÕES;
Para as categorias 50K e 70K, qualquer serviço de reparo nos carros somente poderá ser realizado com a pista ligada, ou com autorização do diretor de provas em casos específicos.
Para as categorias MAGNETO está autorizado a manutenção dos carros no período de intervalo entre fendas. NÃO haverá TEMPO TÉCNICO durante a corrida. Está proibido a substituição de carro.
D9. PREMIAÇÃO;
Troféus para os três primeiros colocados de cada categoria.
Sorteio de brindes aos participantes.
D10. PUNIÇÕES;
Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas,
conforme o peso do ato e as consequências.
D11. CONSIDERAÇÕES
O controle e a
supervisão do campeonato serão exercidos pela comissão organizadora, juntamente
com a direção de provas, bem como todas as questões não previstas nesse
regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma
prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de
provas.
REGULAMENTO TÉCNICO
CATEGORIAS 50K E 70K
T1. CHASSIS;
Estão autorizados os chassis de arame, escala 1/24, das marcas Red Fox,
TWP, Lynx, JLynx Alvo, Proparts, ABCD, e B52, que estejam a disposição
para compra em lojas de Autorama, com pelo menos 60 dias de antecedência, e que sejam produzidos em série no Brasil. O
comprimento do chassi é livre, desde que não exceda os limites da carroceria e
sem que haja uma descaraterização geral do chassi original. Serão permitidos
ajustes e regulagens como, por exemplo, ajustes dos pintubes dentro da mesma
bandeja, deslocamento das bandejas móveis em relação a posição original,
reposicionar a lingueta e os mancais (Pillow block), porém, é expressamente proibido a retirada de qualquer peça da configuração
original, bem como a instalação ou soldagem de qualquer peça ou componente que
não seja original do chassi.
O chassi
vistoriado e lacrado não poderá mais ser substituído.
T2. COROA, PINHÃO E EIXO;
A relação coroa x pinhão deverá ser em Pitch 64. Não será permitido retificar a coroa, e tão pouco, colá-la no eixo. O eixo na medida 3/32” deverá ser maciço, ou seja, proibido a utilização de eixo vazado. As coroas e pinhões poderão ser dos modelos reto ou em ângulo.
T3. BOLHA;
As bolhas tipo TURISMO homologadas para a categoria 50K sâo :
- MERCEDES AMG ABCD
- AUDI ABCD
- LANCER ABCD
- VECTRA ABCD
- FERRARI PROPARTS
- BUGATTI PROPARTS
- ACURA PROPARTS
- MERCEDES PROPARTS
As bolhas homologadas para a categoria 70K LMP são :
O nome do piloto deverá estar escrito em lugar visível na bolha. Os vidros dianteiro e laterais dianteiros deverão estar totalmente sem pintura. O spoiler dianteiro deverá ser mantido. Na parte traseira a bolha poderá ser cortada totalmente, porém, o aerofólio traseiro deverá ser mantido.
A bolha vistoriada e lacrada não
poderá ser substituída.
T4. PNEUS;
O pneu homologado será de fornecimento GT, com manta B52. Durante o evento somente poderão ser
utilizados pneus lacrados pela GT. Não há limites para aquisição de pneus. Os
pneus terão lacres diferentes para as categorias 50K e 70K, e serão entregues no dia de cada categoria.
T5. MOTOR;
CATEGORIA 50K e 70K :
Cada piloto terá direito a adquirir até 4 motores, para uso individual. Os motores serão distribuídos a partir de terça-feira (22/8)
Não será
permitido nenhum tipo de retrabalho, exceto amaciamento.
Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.
T6. PESO E MEDIDAS;
O peso mínimo do carro será :
- Categoria 50K e 70K = 75g
A punição para quem terminar a corrida abaixo do peso será de 2 voltas para cada 0,1 g do peso determinado para cada categoria.
Bitola máxima de 83mm (Vale o gabarito oficial). Caso haja
divergência na vistoria final, o diretor de provas poderá retirar as folgas,
desde que, verificado que o pneu se soltou durante a corrida. Caso persista a
irregularidade o piloto perderá 10 voltas.
T7. COMPONENTES DIVERSOS
O guia a ser
utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas.
As buchas
poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo
traseiro.
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