Regulamento COPA DOS CAMPEÕES GT 2023

 





REGULAMENTO DESPORTIVO


D1. CATEGORIAS - DIAS E HORÁRIOS;


TERÇA-FEIRA (22/8) SORTEIO E LIBERAÇÃO DOS MOTORES 

Loja aberta as 10 horas. Sorteio e liberação dos motores 50K e 70K.

A pista ficará liberada para treino das categorias 50K e 70K até as 22 horas. Nesse dia somente poderão utilizar a pista os carros dessas duas categorias. Proibido passar os carros das categorias MAGNETO. 

QUARTA-FEIRA (23/8) CATEGORIA   LMP 70K 

Loja aberta as 10 horas, com liberação dos pneus.

A vistoria será aberta às 19h30, e encerrada as 20h.

A pista será desligada às 19h50.

Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2). 

Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.


QUINTA-FEIRA (24/8) CATEGORIA  TURISMO 50K 

Loja aberta as 10 horas, com liberação dos pneus.

A vistoria será aberta às 19h30, e encerrada as 20h.

A pista será desligada às 19h50.

Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2). 

Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.


SEXTA-FEIRA (25/8) CATEGORIA  FÓRMULA MAGNETO 

Loja aberta as 10 horas.

A vistoria será aberta às 19h30, e encerrada as 20h.

A pista será desligada às 19h50.

Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2). 

Tempo de 3 minutos por fenda e 60 segundos de intervalo.


SÁBADO (26/8) CATEGORIA  CLÁSSICOS MAGNETO

CATEGORIA GT3

- Loja aberta as 9h, com pista liberada para treino da categoria GT3 até às 9h50
- A largada da categoria GT3 será as 10h. 
- Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
- Previsão de término da corrida 14h.

CATEGORIA GT2

- Pista liberada para treino da categoria GT2 logo após a corrida final da categoria GT3 (Previsão para início do treino às 14h). A pista será liberada para treino da categoria GT2 até as 14h50, ou pelo período mínimo de 50 minutos, dependendo do horário de término da categoria GT3. 
- A largada da categoria GT2 está prevista para as 15h.  
IMPORTANTE !  Esse horário poderá ser prorrogado em função do horário de término da categoria anterior.
- Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
- Previsão de término da corrida 19 horas.

CATEGORIA GT1

- Pista liberada para treino da categoria GT1 logo após a corrida final da categoria GT2 (Previsão para início do treino às 19h). A pista será liberada para treino da categoria GT2 até às 19h50, ou pelo período mínimo de 50 minutos. 
- A largada da categoria GT1 está prevista para as 20h
IMPORTANTE !  Esse horário poderá ser prorrogado em função do horário de término da categoria anterior.
- Tempo de 3 minutos por fenda e 60 segundos de intervalo.
- Previsão de término da corrida 23 horas.

ATENÇÃO : Os horários "previstos" para largada das categorias GT2 e GT1 poderão sofrer alterações em razão de possíveis atrasos ou antecipações nas programações anteriores, portanto, antecipe sua chegada na loja. 

D2. INSCRIÇÃO E PREÇOS;

 

Inscrição para a categoria 70K (quarta-feira), incluso 1 motor e 1 par de pneus ........... R$240,00  

Inscrição para a categoria 50K (quinta-feira), incluso 1 motor e 1 par de pneus ........... R$240,00 
(DESCONTO DE R$40,00 PARA QUEM CORREU NA CATEGORIA 50K)

Inscrição para a categoria FÓRMULA MAGNETO (sexta-feira), ................................. R$90,00

Inscrição para a categoria CLÁSSICOS MAGNETO (sábado), ..................................... R$90,00
(DESCONTO DE R$20,00 PARA QUEM CORREU EM PELO MENOS UMA DAS CATEGORIAS ANTERIORES )

Todos os valores poderão ser divididos em até 3 vezes sem juros nos cartões. 

Os pneus adicionais, para as categorias 50K e 70K, serão vendidos por R$85,00 o par.

Os motores adicionais para as categorias de 50K e 70K serão vendidos por R$90,00 cada. (Valor promocional para a Copa dos Campeões)

DESCONTO PARA MENSALISTAS DA GT

QUEM CORRER EM DUAS OU MAIS CATEGORIAS GANHA R$70,00 DE DESCONTO NA MENSALIDADE DE SETEMBRO.


D3. TOMADA DE TEMPO  E MONTAGEM DAS BATERIAS;

A qualificação será realizada na pista laranja, com tempo de 60 segundos. A ordem da tomada de tempo será diretamente inversa a ordem de entrega dos carros para a vistoria. As baterias serão montadas no sistema ABCD, DCBA. Para as categorias 50 e 70K vale o melhor tempo de volta, enquanto para as categorias MAGNETO, vale a quantidade de voltas.

A montagem das baterias seguirá a seguinte ordem, 1º tempo (Fenda vermelha), 2º tempo (Fenda branca), 3º tempo (Fenda verde), 4º tempo (Fenda laranja), 5º tempo (Fenda azul), 6º tempo (Fenda amarela).

 

D4. TEMPO DE CORRIDA;

Todas as categorias terão 3 minutos por fenda. O intervalo entre fendas será de 90 segundos para as categorias 50K e 70K. Para as categorias MAGNETO o tempo de intervalo será de no máximo 60 segundos, podendo ser antecipado pela direção de provas em comum acordo com os pilotos.

O intervalo entre as fases classificatórias (semifinais para final) será de 20 minutos para as categorias 70K e 50K, e de 10 minutos para as categorias MAGNETO, com pista ligada nesse período. 

 

D5. DIVISÃO DAS CATEGORIAS GT1, GT2 E GT3;

A decisão e critério para avaliação do piloto em determinada categoria será da comissão organizadora, e levará em consideração aspectos como, títulos no Slot Car, tempo no esporte, performance em campeonatos internos, seja na GT, ou em outra loja, investimento em equipamentos, treinamento, e em alguns casos cabe um diálogo com o piloto, ou mesmo com o preparador, ou lojista. Essa divisão tem por objetivo dividir forças e incentivar mais pilotos, preferencialmente iniciantes.

 

D6. VISTORIAS;

Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de provas.

 

D7. BOX E MANUTENÇÕES;  

Para as categorias 50K e 70K, qualquer serviço de reparo nos carros somente poderá ser realizado com a pista ligada, ou com autorização do diretor de provas em casos específicos.

Para as categorias MAGNETO está autorizado a manutenção dos carros no período de intervalo entre fendas. NÃO haverá TEMPO TÉCNICO durante a corrida. Está proibido a substituição de carro.


D8. SITUAÇÕES DE CORRIDA 


- Caso haja algum tipo de pane "momentânea" no computador de marcação de voltas, na fonte, ou falta de energia, a fenda em que estava sendo disputada a corrida será totalmente cancelada, inclusive com relação a pênaltis, e os carros deverão voltar para as barras em que largaram naquela fenda para uma nova relargada. Caso o piloto não se recorde da barra em que largou naquela determinada fenda, ele deverá retornar a barra zero.

- Caso haja falta de energia por um tempo maior que 30 minutos, será formada uma comissão para, juntamente com a direção de provas, decidir o destino da competição.

- Caso o piloto desconfie que o sistema não marcou alguma volta, ele deverá solicitar a revisão  imediatamente, caso contrário, a reclamação não será aceita.

- O diretor de provas é o responsável por manter a organização e, na medida do possível, o silêncio durante a corrida. 
ENTENDEMOS QUE TODOS QUEREM CONVERSAR E DISCUTIR SOBRE A CORRIDA, MAS QUEM ESTÁ PILOTANDO TAMBÉM QUER SE CONCENTRAR, PORTANTO, VAMOS USAR O BOM SENSO E RESPEITO.

- Casos em que a pista desligar e o carro sair da fenda, será considerado a barra onde o carro saiu da pista, Se houver dúvida da posição do recolocador, exemplo barra 10 ou 11, será considerado a barra anterior (no caso do exemplo, a barra 10). Essa situação também será aplicada em casos de colisões. 

- Caso dois ou mais carros terminem a corrida empatados na barra, e não haja consenso de quem está a frente, o critério de desempate será a melhor volta durante a corrida.

- A responsabilidade pela troca das faixas durante os intervalos entre fendas é exclusivamente do PILOTO. 
O piloto poderá nomear alguém para ajudar nesse processo, ou mesmo contar com a AJUDA dos recolocadores, porém, a responsabilidade será sempre do PILOTO.

 

D9. PREMIAÇÃO;  

Troféus para os três primeiros colocados de cada categoria.

Sorteio de brindes aos participantes.

 

D10. PUNIÇÕES;  

Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências.

 

D11. CONSIDERAÇÕES

O controle e a supervisão do campeonato serão exercidos pela comissão organizadora, juntamente com a direção de provas, bem como todas as questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.

 

 

REGULAMENTO TÉCNICO

CATEGORIAS 50K E 70K

 

T1. CHASSIS;

Estão autorizados os chassis de arame, escala 1/24, das marcas Red Fox, TWP, Lynx, JLynx Alvo, Proparts, ABCD, e B52, que estejam a disposição para compra em lojas de Autorama, com pelo menos 60 dias de antecedência, e que sejam produzidos em série no Brasil. O comprimento do chassi é livre, desde que não exceda os limites da carroceria e sem que haja uma descaraterização geral do chassi original. Serão permitidos ajustes e regulagens como, por exemplo, ajustes dos pintubes dentro da mesma bandeja, deslocamento das bandejas móveis em relação a posição original, reposicionar a lingueta e os mancais (Pillow block), porém, é expressamente proibido a retirada de qualquer peça da configuração original, bem como a instalação ou soldagem de qualquer peça ou componente que não seja original do chassi.

O chassi vistoriado e lacrado não poderá mais ser substituído.

 

T2. COROA, PINHÃO E EIXO; 

A relação coroa x pinhão deverá ser em Pitch 64. Não será permitido retificar a coroa, e tão pouco, colá-la no eixo. O eixo na medida 3/32” deverá ser maciço, ou seja, proibido a utilização de eixo vazado.  As coroas e pinhões poderão ser dos modelos reto ou em ângulo.

T3. BOLHA;

As bolhas tipo TURISMO homologadas para a categoria 50K sâo :

- PEUGEOT ABCD
- MERCEDES AMG ABCD
- AUDI ABCD
- LANCER ABCD
- VECTRA ABCD
- PORSCHE ABCD

- BMW PROPARTS
- FERRARI PROPARTS
- BUGATTI PROPARTS
- ACURA PROPARTS
- MERCEDES PROPARTS
- TOYOTA PROPARTS
- VELOSTER PROPARTS

As bolhas homologadas para a categoria 70K LMP são :

- AUDI LMP ABCD



- MERCEDES LMP PROPARTS



O nome do piloto deverá estar escrito em lugar visível na bolha. Os vidros dianteiro e laterais dianteiros deverão estar totalmente sem pintura. O spoiler dianteiro deverá ser mantido. Na parte traseira a bolha poderá ser cortada totalmente, porém, o aerofólio traseiro deverá ser mantido.

A bolha vistoriada e lacrada não poderá ser substituída.

 

T4. PNEUS;

O pneu homologado será de fornecimento GT, com manta B52. Durante o evento somente poderão ser utilizados pneus lacrados pela GT. Não há limites para aquisição de pneus. Os pneus terão lacres diferentes para as categorias 50K e 70K, e serão entregues no dia de cada categoria.

 

T5. MOTOR;

CATEGORIA 50K e 70K  :

Cada piloto terá direito a adquirir até 4 motores, para uso individual. Os motores serão distribuídos a partir de terça-feira (22/8)

Não será permitido nenhum tipo de retrabalho, exceto amaciamento.

Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.

 

T6. PESO E MEDIDAS;

O peso mínimo do carro será :

- Categoria  50K e 70K = 75g

A punição para quem terminar a corrida abaixo do peso será de 2 voltas para cada 0,1 g do peso determinado para cada categoria.

Bitola máxima de 83mm (Vale o gabarito oficial). Caso haja divergência na vistoria final, o diretor de provas poderá retirar as folgas, desde que, verificado que o pneu se soltou durante a corrida. Caso persista a irregularidade o piloto perderá 10 voltas.

 

T7. COMPONENTES DIVERSOS

O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas.

As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.

 

 CATEGORIAS MAGNETO

 

 T1. CHASSIS; Chassis de fibra ajustável da Proparts, podendo ser utilizados até dois imãs de 12mm x 6mm x 4mm, instalados nos locais originais do chassi. Proibido instalar o imã para baixo do chassi.
Não será permitido rebaixar a furação do pillow block traseiro. 

 T2. COROA, PINHÃO E EIXO; A relação coroa x pinhão deverá ser da marca NSR em metal ou plástico. Os pinhões de metal da marca Slotit também estão liberados.
Eixo na medida 3/32. Permitido a utilização de rolamentos nos eixos.

 T3. CARROCERIA; Segue relação das carrocerias homologadas :

- OPALA (LINE-O)
- MAVERICK (LINE-O)
- CAMARO (LINE-O)
- MUSTANG (LINE-O)
- PLYMOUTH (LINE-O)
- GALAXIE (LINE-O)
- DODGE (LINE-O)
- DODGE (ABCD)
- DODGE (TWP)
- MUSTANG (TWP)
 
Todos os vidros deverão estar sem pintura. Obrigatório a utilização de pilotinho, devidamente pintado, sendo que, a instalação deverá cobrir toda a parte mecânica do carro.
As carrocerias deverão seguir a linha de corte do fabricante, ou seja, não será permitido descaracterizar a carroceria. Acessórios como aerofólio traseiro, espelhos retrovisores, escapamento, entre outros acessórios, desde que tenham apelo visual e não o objetivo de performance poderão ser utilizados mediante aprovação do diretor de provas. 
As carrocerias deverão ser em material LEXAN de espessura mínima 0,38.

 T4. PNEUS; As rodas (cubos) deverão ser do modelo GTA1714 e as mantas de fornecimento da GT. Os pneus dianteiros poderão, ou não, encostar na pista. Os pneus deverão estar centralizados com a caixa de rodas, e em harmonia com o carro.

 T5. MOTOR; Motor 35K e 25K da marca B52.

 T6. MEDIDAS;  A altura mínima do carro com relação a pista será de 1mm, sendo que, o gabarito oficial estará durante todo o tempo a disposição no balcão da loja. Bitola máxima de 83mm (Vale o gabarito oficial, ou seja, não adianta vir com outro gabarito ou mesmo paquímetro para discutir). 

 T7. COMPONENTES DIVERSOS O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas. As buchas, rolamentos e fios serão de livre procedência. 

ATENÇÃO ! ! ! A responsabilidade por manter o carro dentro do regulamento é exclusivamente do piloto. Caberá a direção de provas, ou a uma comissão nomeada por ele, apenas conferir e vistoriar o carro a qualquer momento antes, durante, ou depois da corrida. 

 

 

 

 

 

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