Regulamento COPA DOS CAMPEÕES GT 2024

 


REGULAMENTO DESPORTIVO

D1. CATEGORIAS - DIAS E HORÁRIOS;

TERÇA-FEIRA (20/8) SORTEIO E LIBERAÇÃO DOS MOTORES 

Loja aberta as 14 horas. Sorteio e liberação dos motores 50K.

A pista ficará liberada para treino das categorias 50K até as 22 horas. Nesse dia somente poderão utilizar a pista os carros dessa categorias. Proibido passar os carros das categorias MAGNETO. 

QUARTA-FEIRA (21/8) CATEGORIA   50K MARCAS (RELAÇÃO 35/10) 

Loja aberta as 10 horas, com liberação dos pneus.

A vistoria será aberta às 19h, e encerrada as 19h30. A pista será desligada às 19h20.

Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2). 

Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.

QUINTA-FEIRA (22/8) CATEGORIA  SPEED (FUSCA) MAGNETO 

Loja aberta as 14 horas.

A vistoria será aberta às 19h, e encerrada as 19h30.

A pista será desligada às 19h20.

Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2). 

Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.

SEXTA-FEIRA (23/8) CATEGORIA  FÓRMULA MAGNETO 

Loja aberta as 14 horas.

A vistoria será aberta às 19h, e encerrada as 19h30.

A pista será desligada às 19h20.

Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2). 

Tempo de 3 minutos por fenda e 60 segundos de intervalo.

SÁBADO (24/8) CATEGORIA  CLÁSSICOS MAGNETO

CATEGORIA GT3

- Loja aberta as 9h, com pista liberada para treino da categoria GT3 até às 9h50
- A largada da categoria GT3 será as 10h. 
- Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
- Previsão de término da corrida 14h.

CATEGORIA GT2

- Pista liberada para treino da categoria GT2 logo após a corrida final da categoria GT3 (Previsão para início do treino às 14h). A pista será liberada para treino da categoria GT2 até as 14h50, ou pelo período mínimo de 50 minutos, dependendo do horário de término da categoria GT3. 
- A largada da categoria GT2 está prevista para as 15h.  
IMPORTANTE !  Esse horário poderá ser prorrogado em função do horário de término da categoria anterior.
- Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.
- Previsão de término da corrida 19 horas.

CATEGORIA GT1

- Pista liberada para treino da categoria GT1 logo após a corrida final da categoria GT2 (Previsão para início do treino às 19h). A pista será liberada para treino da categoria GT2 até às 19h50, ou pelo período mínimo de 50 minutos. 
- A largada da categoria GT1 está prevista para as 20h
IMPORTANTE !  Esse horário poderá ser prorrogado em função do horário de término da categoria anterior.
- Tempo de 3 minutos por fenda e 60 segundos de intervalo.
- Previsão de término da corrida 23 horas.

ATENÇÃO : Os horários "previstos" para largada das categorias GT2 e GT1 poderão sofrer alterações em razão de possíveis atrasos ou antecipações nas programações anteriores, portanto, antecipe sua chegada na loja. 

DOMINGO (25/8) CATEGORIA   50K FAST (RELAÇÃO LIVRE) 

Loja aberta as 8 horas, com liberação dos pneus.

A vistoria será aberta às 11h, e encerrada as 11h30. A pista será desligada às 11h20.

Utilizaremos o sistema classificatório (PLAYOFF), com semifinais e final. As corridas serão divididas por categorias (GT1 e GT2). 

Tempo de 3 minutos por fenda e 90 segundos de intervalo.


D2. INSCRIÇÃO E PREÇOS;

  • Inscrição para a categoria 50K MARCAS (quarta-feira),  ................. R$240,00  (incluso 1 motor e 1 par de pneu)
  • Inscrição para a categoria SPEED MAGNETO (quinta-feira), .......... R$90,00 
  • Inscrição para a categoria FÓRMULA MAGNETO (sexta-feira), ..... R$90,00
  • Inscrição para a categoria CLÁSSICOS MAGNETO (sábado), ......... R$90,00

  • Inscrição para a categoria 50K FAST (domingo), ............................... R$120,00 (incluso 1 par de pneu)
Todos os valores poderão ser divididos em até 3 vezes sem juros nos cartões. 

Os pneus adicionais, para as categorias 50K, serão vendidos por R$90,00 o par.

Os motores adicionais para as categorias de 50K serão vendidos por R$120,00 cada. 


  • QUEM CORRER EM 2 CATEGORIAS GANHA R$40,00 DE DESCONTO NA MENSALIDADE DE SETEMBRO.
  • QUEM CORRER EM 3 CATEGORIAS GANHA R$90,00 DE DESCONTO NA MENSALIDADE DE SETEMBRO.
  • QUEM CORRER EM 4 OU 5 CATEGORIAS GANHA R$140,00 DE DESCONTO NA MENSALIDADE DE SETEMBRO.
  • QUEM FIZER O PAGAMENTO DE INSCRIÇÕES, EM DINHEIRO OU PIX, ATÉ 10/8, GANHA 10% DE DESCONTO.

D3. TOMADA DE TEMPO  E MONTAGEM DAS BATERIAS;

A qualificação será realizada na pista laranja, com tempo de 30 segundos. A ordem da tomada de tempo será diretamente inversa a ordem de entrega dos carros para a vistoria. As baterias serão montadas no sistema ABCD, DCBA. Para as categorias 50K vale o melhor tempo de volta, enquanto para as categorias MAGNETO, vale a quantidade de voltas. A classificação da tomada de tempo será o primeiro critério de desempate em casos de empate na corrida.

A montagem das baterias seguirá a seguinte ordem, 1º tempo (Fenda vermelha), 2º tempo (Fenda branca), 3º tempo (Fenda verde), 4º tempo (Fenda laranja), 5º tempo (Fenda azul), 6º tempo (Fenda amarela).

D4. TEMPO DE CORRIDA;

As corridas de todas as categorias terão 3 minutos por fenda e no máximo 90 segundos entre fendas. 

O intervalo entre as fases classificatórias (semifinais para final) será de 20 minutos para as categorias 50K, e de 10 minutos para as categorias MAGNETO, com pista ligada nesse período. 

D5. DIVISÃO DAS CATEGORIAS GT1, GT2 E GT3;

A decisão e critério para avaliação do piloto em determinada categoria será da comissão organizadora, e levará em consideração aspectos como, títulos no Slot Car, tempo no esporte, performance em campeonatos internos, seja na GT, ou em outra loja, investimento em equipamentos, treinamento, e em alguns casos cabe um diálogo com o piloto, ou mesmo com o preparador, ou lojista. Essa divisão tem por objetivo dividir forças e incentivar mais pilotos, preferencialmente os iniciantes. Para formação de determinada categoria será necessário o mínimo de 5 pilotos, caso contrário, será formada apenas uma categoria, ou seja, todos correrão juntos.

D6. VISTORIAS;

Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova, portanto, mesmo que o carro tenha passado pela vistoria inicial isso não impedirá de ser novamente vistoriado e, se for o caso, punido ou mesmo desclassificado. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de provas

D7. BOX E MANUTENÇÕES;  

Para as categorias 50K qualquer serviço de reparo nos carros somente poderá ser realizado com a pista ligada, ou com autorização do diretor de provas em casos específicos.

Para as categorias MAGNETO está autorizado a manutenção dos carros no período de intervalo entre fendas. NÃO haverá TEMPO TÉCNICO durante a corrida. Está proibido a substituição de carro.

D8. SITUAÇÕES DE CORRIDA 

  • (FALTA DE ENERGIA); Caso haja algum tipo de pane "momentânea" no computador de marcação de voltas, na fonte, ou falta de energia, a fenda em que estava sendo disputada a corrida será totalmente cancelada, inclusive com relação a pênaltis, e os carros deverão voltar para as barras em que largaram naquela fenda para uma nova relargada. Caso o piloto não se recorde da barra em que largou naquela determinada fenda, ele deverá retornar a barra zero. Caso haja falta de energia por um tempo maior que 30 minutos, será formada uma comissão para, juntamente com a direção de provas, decidir o destino da competição.
  • (PERDEU A VOLTA); Caso o piloto desconfie que o sistema não marcou alguma volta, ele deverá solicitar a revisão  imediatamente, caso contrário, a reclamação não será aceita.
  • (SILÊNCIO) O diretor de provas é o responsável por manter a organização e, na medida do possível, o silêncio durante a corrida. 
ENTENDEMOS QUE TODOS QUEREM CONVERSAR E DISCUTIR SOBRE A CORRIDA, MAS QUEM ESTÁ PILOTANDO TAMBÉM QUER SE CONCENTRAR, PORTANTO, VAMOS USAR O BOM SENSO E RESPEITO.
  • (CARRO FORA DA FENDA); Casos em que a pista desligar e o carro sair da fenda, será considerado a barra onde o carro parou, desde que, esteja sobre a pista. Se houver dúvida da posição do recolocador, exemplo barra 10 ou 11, será considerado a barra anterior (no caso do exemplo, a barra 10). Essa situação também será aplicada em casos de colisões. 
  • (EMPATE) Caso dois ou mais carros terminem a corrida empatados na barra, e não haja consenso de quem está a frente, o critério de desempate será a classificação na tomada de tempo. Essa decisão é do diretor de provas, que poderá consultar uma comissão para ajudar na decisão.
  • (TROCA DE FAIXAS); A responsabilidade pela troca das faixas durante os intervalos entre fendas é EXCLUSIVAMENTE do PILOTO, ou seja, o recolocador deverá apenas AJUDAR se for solicitado. Caso seja dada a relargada e o carro estiver em outra fenda, o diretor de provas autorizará a correção no ponto onde a pista foi desligada, ou seja, caso o carro tenha passado pelo marcador em outra fenda não será permitido voltar o carro para o marcador.

D9. PREMIAÇÃO;  

  • Troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, considerando as divisões GT1, GT2 e GT3.
  • Troféus para pole position.
No total serão distribuídos 44 troféus. 

Sorteio de brindes aos participantes.

D10. PUNIÇÕES;  

Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências.

D11. CONSIDERAÇÕES

O controle e a supervisão do campeonato serão exercidos pela comissão organizadora, inclusive para resolução de questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.

REGULAMENTO TÉCNICO

CATEGORIAS 50K 

T1. CHASSIS;

Estão autorizados os chassis de arame, escala 1/24, das marcas Red Fox, TWP, Lynx, JLynx Alvo, Proparts, MC, ABCD, e B52, que estejam a disposição para compra em lojas de Autorama, com pelo menos 60 dias de antecedência, e que sejam produzidos em série no Brasil. O comprimento do chassi é livre, desde que não exceda os limites da carroceria e sem que haja uma descaraterização geral do chassi original. Serão permitidos ajustes e regulagens como, por exemplo, ajustes dos pintubes dentro da mesma bandeja, deslocamento das bandejas móveis em relação a posição original, reposicionar a lingueta e os mancais (Pillow block), porém, é expressamente proibido a retirada de qualquer peça da configuração original, bem como a instalação ou soldagem de qualquer peça ou componente que não seja original do chassi. O chassi vistoriado e lacrado não poderá mais ser substituído.

T2. COROA, PINHÃO E EIXO; 

A relação coroa x pinhão deverá ser em Pitch 64. Não será permitido retificar a coroa, e tão pouco, colá-la no eixo. O eixo na medida 3/32” deverá ser maciço, ou seja, proibido a utilização de eixo vazado.  As coroas e pinhões poderão ser dos modelos reto ou em ângulo. Para a categoria 50K MARCAS a relação será travada em 35/10.

T3. CARROCERIAS;

  • Para a categoria 50K MARCAS estão autorizadas as bolhas LANCER ABCD e VELOSTER PROPARTS.
  • Para a categoria 50K FAST utilizaremos a bolha CORVETTE da ABCD.

O nome do piloto deverá estar escrito em lugar visível na bolha. Os vidros dianteiro e laterais dianteiros deverão estar totalmente sem pintura. O spoiler dianteiro deverá ser mantido. Na parte traseira a bolha poderá ser cortada, porém, o aerofólio traseiro deverá ser mantido. A bolha vistoriada e lacrada não poderá ser substituída.

T4. PNEUS;

O pneu homologado será de fornecimento GT, marca B52. Durante o evento somente poderão ser utilizados pneus lacrados pela GT. Não há limites para aquisição de pneus. Os pneus terão lacres diferentes para cada categoria, e serão entregues no dia de cada categoria. Fique atento para não confundir os lacres de cada categoria, pois isso será motivo de desclassificação. 

T5. MOTOR;

  • Cada piloto terá direito a adquirir até 3 motores, para uso individual. Os motores serão distribuídos a partir de terça-feira (20/8) e poderão ser utilizados nas duas categorias (quarta-feira e domingo).  
  • Não será permitido nenhum tipo de retrabalho, exceto amaciamento.
  • Proibido desgastar a caixa do motor para melhor acomodação junto ao eixo do carro.

T6. PESO E MEDIDAS;

O peso mínimo do carro será de 74g.

A punição para quem terminar a corrida abaixo do peso será de 2 voltas para cada 0,1 g do peso determinado.

Bitola máxima de 83mm (Vale o gabarito oficial). Caso haja divergência na vistoria final, o diretor de provas poderá retirar as folgas, desde que, verificado que o pneu se soltou durante a corrida. Caso persista a irregularidade o piloto perderá 10 voltas.

T7. COMPONENTES DIVERSOS

O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas.

As buchas poderão ser de livre procedência, sendo vetado o uso de rolamentos no eixo traseiro.

 CATEGORIAS MAGNETO

 

 T1. CHASSIS; Chassis de fibra ajustável da Proparts, com utilização de dois imãs de 12mm x 6mm x 4mm, instalados nos locais originais do chassi.
Não será permitido rebaixar a furação do pillow block traseiro. 

 T2. COROA, PINHÃO E EIXO; Coroas P48 17,5mm da marca NSR em metal ou plástico (30 a 37 dentes). Pinhões P48 (10 a 12 dentes) em latão da marca NSR, Slotit ou similar.
Eixo de aço na medida 3/32. 

 T3. CARROCERIA; Segue relação das carrocerias homologadas :

CLÁSSICOS MAGNETO

- MUSTANG (LINE-O)
- KARMAN GUIA (LINE-O)
- PLYMOUTH (LINE-O)
- GALAXIE (LINE-O)
- DODGE (LINE-O)
- DODGE (ABCD)
- HOT ROD (ABCD)
- FURGÃO (ABCD)
- DODGE (TWP)
- MUSTANG (TWP)
- OPALA (TWP)

- FUSCA (LINE-O) para a categoria SPEED MAGNETO

- FÓRMULA (PROPARTS) para a categoria FÓRMULA MAGNETO
 
Todos os vidros deverão estar sem pintura. Obrigatório a utilização de pilotinho, devidamente pintado, sendo que, a instalação deverá cobrir toda a parte mecânica do carro.
Acessórios como aerofólio traseiro, espelhos retrovisores, escapamento, entre outros acessórios, desde que tenham apelo visual e não o objetivo de performance poderão ser utilizados mediante aprovação do diretor de provas. 
As carrocerias deverão ser em material LEXAN de espessura mínima 0,38.

 T4. PNEUS; As rodas (cubos) deverão ser do modelo GTA1714 e as mantas com lacre de fornecimento da GT. Os pneus dianteiros poderão, ou não, encostar na pista. Os pneus deverão estar centralizados com a caixa de rodas em harmonia com o carro.

 T5. MOTOR; Motor 25K das marcas GT e B52.

 T6. MEDIDAS;  A altura mínima do carro com relação a pista será de 1mm, sendo que, o gabarito oficial estará durante todo o tempo a disposição no balcão da loja. Bitola máxima de 83mm (Vale o gabarito oficial, ou seja, não adianta vir com outro gabarito ou mesmo paquímetro para discutir). 

 T7. COMPONENTES DIVERSOS O guia a ser utilizado será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas. As buchas, rolamentos e fios serão de livre procedência. 

ATENÇÃO ! ! ! A responsabilidade por manter o carro dentro do regulamento é exclusivamente do piloto. Caberá a direção de provas, ou a uma comissão nomeada por ele, apenas conferir e vistoriar o carro a qualquer momento antes, durante, ou depois da corrida. 

 

 

 

 

 

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