Regulamento CATEGORIAS MAGNETO

 


REGULAMENTO TÉCNICO 
 T1. CHASSIS; Chassis de fibra ajustável da Proparts, podendo ser utilizados até dois imãs N52 de 12mm x 6mm x 4mm, instalados nos locais originais do chassi.
Não é permitido rebaixar a furação do pillow block, ou seja, as buchas ou rolamentos deverão ser instalados nas posições originais do chassi. 
Os parafusos poderão ser substituídos.
O chassi poderá ser pintado.  
Permitido instalação de acessório para sustentação da carroceria.
Não é permitido nenhuma alteração no chassi.  

 T2. COROA, PINHÃO E EIXO; Coroas P48 da marca NSR em metal ou plástico. Pinhões P48 da marca Slotit, Scaleauto, NSR, ou similar. 
Eixo na medida 3/32. 

 T3. CARROCERIA; Segue relação das carrocerias homologadas :

- OPALA (GT)
- CAMARO (GT)
- DODGE (GT)
- MUSTANG (GT)
- GALAXIE (GT)
- PLYMOUTH (GT)
- FUSCA (GT)
- KOMBI (GT)
- KARMAN GUIA (GT)
- DODGE (ABCD)
- HOT ROD (ABCD)
- DODGE (TWP)
- MUSTANG (TWP)
- OPALA (TWP)
- PICK-UP (PROPARTS)

FIQUE ATENTO PARA QUAL CARROCERIA SERÁ UTILIZADA EM CADA DIA DE COMPETIÇÃO, POR EXEMPLO, TEMOS CATEGORIAS DE FÓRMULA, FUSCA, CLÁSSICOS E OUTRAS QUE ESTÃO POR VIR. 
 
Todos os vidros deverão estar sem pintura, ou devidamente caracterizados.
Obrigatório a utilização de pilotinho, devidamente pintado, sendo que, a instalação deverá cobrir toda a parte mecânica do carro.
Acessórios como, aerofólio traseiro, espelhos retrovisores, escapamento, entre outros, desde que, tenham apelo visual e não o objetivo de performance poderão ser utilizados mediante aprovação do diretor de provas. As rodas deverão estar centralizadas na caixa de rodas, lembrando que, o entre eixos de cada carroceria é diferente.  

 T4. PNEUS; As rodas (cubos) deverão ser do modelo GTA1714 e as mantas de fornecimento da loja  GT. 

 T5. MOTOR; Motor 25K da marca GT e B52.

 T6. MEDIDAS;  A altura mínima do carro com relação à pista é de 1mm, sendo que, o gabarito oficial permanecerá durante todo o tempo a disposição no balcão da loja. Bitola máxima de 83mm. 

 T7. COMPONENTES DIVERSOS;  O guia será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas. As buchas, rolamentos e fio serão de livre procedência. 

ATENÇÃO ! ! ! A responsabilidade por manter o carro dentro do regulamento é exclusivamente do piloto. Caberá a direção de provas, ou uma comissão nomeada por ele, apenas conferir e vistoriar o carro a qualquer momento, antes, durante, ou depois da corrida. 


REGULAMENTO DESPORTIVO 

 D1. FORMA DE DISPUTA; 

O campeonato será disputado na forma de pontos corridos, normalmente em 8 etapas com 2 descartes. 
A corrida FINAL terá pontuação dobrada.
As corridas poderão ser divididas em categorias GT1, GT2 e GT3.

 Pontuação : 

1º Colocado = 30 pontos
2º Colocado = 28 pontos 
3º Colocado = 26 pontos
4º Colocado = 25 pontos 
5º Colocado = 24 pontos
6º Colocado = 23 pontos 
7º Colocado = 22 pontos
8º Colocado = 21 pontos 
9º Colocado = 20 pontos
10º Colocado = 19 pontos 
11º Colocado = 18 pontos
12º Colocado = 17 pontos
13º Colocado = 16 pontos
14º Colocado = 15 pontos
15º Colocado = 14 pontos
16º Colocado = 13 pontos
17º Colocado = 12 pontos
18º Colocado = 11 pontos
19º Colocado = 10 pontos
20º Colocado = 9 pontos
21º Colocado = 8 pontos
22º Colocado = 7 pontos
23º Colocado = 6 pontos
24º Colocado = 5 pontos
25º Colocado = 4 pontos
26º Colocado = 3 pontos
27º Colocado = 2 pontos
28º Colocado = 1 ponto

A partir do 28º colocado, todos somam 1 ponto.

A tabela de classificação será dividida em GT1, GT2 e GT3.

Os dois primeiros colocados do campeonato na categoria GT2 e GT3 serão promovidos a categoria GT1 e GT2 respectivamente. Caso haja impossibilidade de um piloto subir de categoria ele poderá disputar novamente a categoria atual, porém, largará todas as etapas no próximo campeonato da barra zero.
Caso o piloto vença novamente o campeonato, largará novamente da barra zero e ainda terá penalização de 1 volta.
Os dois últimos colocados da categoria GT1 serão rebaixados para a categoria GT2.
Novos pilotos, ou pilotos esporádicos, poderão correr na GT2 ou GT3, a critério da Direção de Provas.

Critérios de desempate : 

1º - Pontuação sem descarte 
2º - Número de vitórias, ou melhores posições. 
3º - Melhor posição na última etapa do campeonato. 

 D2. DIAS E HORÁRIOS; 

  •  FÓRMULA MAGNETO - TERÇA-FEIRA - Pista desliga as 19h50, com previsão de largada as 20h.
  • CLÁSSICOS MAGNETO - QUINTA-FEIRA - Pista desliga as 19h30, com previsão de largada as 19h40.
  • MAGNETO LIVRE - SÁBADO - Largada as 11h.

 D3. MONTAGEM DAS BATERIAS; 

As baterias serão montadas conforme classificação do campeonato, sendo que, a categoria GT1 será a última a correr.

A ordem de largada respeitará a classificação do campeonato COM DESCARTE
Para a primeira etapa será considerado a classificação do campeonato anterior. 
Para a segunda etapa será considerado o resultado da primeira etapa. 
Para a terceira etapa será considerado o resultado das duas primeiras etapas, porém, com apenas um descarte. 

Para grid com até 9 pilotos será montada uma única corrida com 3 decks, a partir de 10 pilotos serão montadas duas baterias.  

 D4. TEMPO DE CORRIDA; 

WARM-UP de 1 minuto para todas as baterias. ATENÇÃO : Assim que os recolocadores estiverem em seus lugares o diretor de provas poderá iniciar o warm-up, ou seja, o piloto que não estiver presente não participará do warm-up.
As baterias serão disputadas com o tempo de 3 minutos por fenda, e 75 segundos de intervalo. 

Tempos de corte :
  • GT1 > 6,0s
  • GT2 > 6,2s
  • GT3 > 6,3s

 D5. VISTORIAS; 

Um carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser encontrada irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então, deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de provas. 

D6. BOX E MANUTENÇÕES; 

O serviço de BOX está liberado durante as trocas de fenda. 
Durante a corrida, caso algum piloto necessite de reparos no carro, ou no controle, o carro voltará para a pista na barra zero. O serviço de reparo deverá ser feito em no máximo 1 minuto. Chamamos esse procedimento de "PARADA TÉCNICA" e cada piloto terá direito a uma solicitação por corrida. 
O piloto poderá optar por trocar o carro (carro reserva) durante o intervalo, ou na parada técnica,  mas deverá recomeçar a corrida na barra zero.

D7. PREMIAÇÃO; 

Os três melhores colocados (GT3, GT2 e GT1) do campeonato receberão troféus. 

D8. PUNIÇÕES; 

Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências. 
Preferimos orientar do que punir, mas é importante que sigam as regras para que possamos fazer boas corridas e nos divertir.  
Qualquer punição poderá ser aplicada na prova em andamento, ou em casos específicos, conforme decisão da direção de provas, a punição poderá ser aplicada na próxima etapa do campeonato. 
O diretor de provas poderá eleger uma comissão, para ajudar em decisões que julgue necessário. 

D9. CONSIDERAÇÕES 

O controle e a supervisão do campeonato é de responsabilidade da GT (Alê GT) e, se for o caso, poderá ser nomeada uma comissão para decidir sobre questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.

D10. SITUAÇÕES DE CORRIDA

Seguem situações de corrida e suas consequências :

10.1 - Caso haja algum tipo de pane momentânea no computador de marcação de voltas, na fonte, ou falta de energia, a fenda em que estava sendo disputada a corrida será totalmente cancelada, inclusive com relação a pênaltis, e os carros deverão voltar para as barras em que largaram naquela fenda para uma nova relargada. Caso o piloto não se recorde da barra em que largou naquela determinada fenda, ele poderá retornar a barra zero. Caso haja falta de energia por um tempo maior que 30 minutos a etapa será cancelada.

10.2 - Caso o piloto desconfie que o sistema não marcou alguma volta deverá solicitar a revisão  imediatamente, caso contrário, a reclamação não será aceita.

10.3 - O diretor de provas é o responsável por manter a organização e, na medida do possível, o silêncio durante a corrida. 
Entendam que é impossível manter silêncio absoluto com a loja cheia, porém, solicitamos encarecidamente que conversem baixo e respeitem quem está correndo.

10.4 - Discussões entre pilotos e recolocadores poderão sofrer punições de advertência ou perda de voltas para os dois lados.

10.5 - Casos em que a pista desligar e o carro sair da fenda, será considerado a barra onde o carro parou na pista, porém, caso o carro seja jogado para fora da pista a barra considerada será a barra em que o carro saiu da pista.
Atenção : Na dúvida em qual foi a barra que o carro saiu da pista o diretor de provas optará sempre pela barra menor, e se houver empate com outro carro que esteja na pista a vantagem será do carro que permaneceu sobre a pista.  

10.6 - Caso dois ou mais carros terminem a corrida empatados na barra, e não haja consenso de quem está a frente, o critério de desempate será a melhor volta durante a corrida.

10.7 - O piloto que, propositalmente, tomar pênaltis consecutivos atrapalhando a concentração dos outros pilotos será advertido e, caso persista, poderá ser eliminado da prova, e/ou sofrer penalização para a próxima etapa do campeonato . Essa decisão é exclusivamente da direção de provas.

10.8 - O piloto que não exercer a função de recolocador, sem que haja justificativa, e autorização do diretor de provas, largará a próxima corrida da barra zero. 

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