REGULAMENTO COPA TRUCK MAGNETO

  




REGULAMENTO TÉCNICO 
 T1. CHASSIS; Chassis de fibra ajustável (Proparts), com dois imãs N52 de 12mm x 6mm x 4mm, instalados nos locais originais do chassi.
Não é permitido rebaixar a furação do pillow block, ou seja, as buchas ou rolamentos deverão ser instalados nas posições originais do chassi. 
Os parafusos poderão ser substituídos.
O chassi poderá ser pintado.  
Permitido instalação de acessório para sustentação da carroceria.
Não é permitido nenhuma alteração no chassi.  

 T2. COROA, PINHÃO E EIXO; Coroas P48 da marca NSR em metal ou plástico. Pinhões P48 da marca Slotit, Scaleauto, NSR, ou similar.  Proibido pinhão de aço ARP. 
EIXO 3/32 de livre procedência. 

 T3. CARROCERIA;  Carroceria TRUCK GT

A linha de corte da carroceria servirá de referência para que não haja descaracterização, e rebaixamento. O spoiler dianteiro deverá ser mantido.
Todos os vidros deverão estar sem pintura, ou devidamente caracterizados.
Obrigatório a utilização de pilotinho, devidamente pintado, sendo que, a instalação deverá cobrir toda a parte mecânica do carro.
As rodas deverão estar centralizadas na caixa de rodas.

 T4. PNEUS; As rodas (cubos) deverão ser do modelo GTA1714 e as mantas de fornecimento GT. 

 T5. MOTOR; Motor 25K , 27K e 30K da marca GT e B52.

 T6. MEDIDAS;  A altura mínima do carro com relação à pista é de 1mm, sendo que, o gabarito oficial permanecerá durante todo o tempo a disposição no balcão da loja. Bitola máxima de 83mm. 

 T7. COMPONENTES DIVERSOS;  O guia será de livre procedência, desde que, comercializado em lojas. As buchas, rolamentos e fio serão de livre procedência. 

ATENÇÃO ! ! ! A responsabilidade por manter o carro dentro do regulamento é exclusivamente do piloto. Caberá a direção de provas, ou uma comissão nomeada por ele, apenas conferir e vistoriar o carro a qualquer momento, antes, durante, ou depois da corrida. 


REGULAMENTO DESPORTIVO 

 D1. FORMA DE DISPUTA; 

O campeonato será disputado na forma de pontos corridos, com 8 etapas e 2 descartes. 
A corrida FINAL terá pontuação dobrada.
As corridas poderão ser divididas em categorias GT1, GT2 e GT3, conforme formação do grid.

 Pontuação : 

1º Colocado = 30 pontos
2º Colocado = 28 pontos 
3º Colocado = 26 pontos
4º Colocado = 25 pontos 
5º Colocado = 24 pontos
6º Colocado = 23 pontos 
7º Colocado = 22 pontos
8º Colocado = 21 pontos 
9º Colocado = 20 pontos
10º Colocado = 19 pontos 
11º Colocado = 18 pontos
12º Colocado = 17 pontos
13º Colocado = 16 pontos
14º Colocado = 15 pontos
15º Colocado = 14 pontos
16º Colocado = 13 pontos
17º Colocado = 12 pontos
18º Colocado = 11 pontos
19º Colocado = 10 pontos
20º Colocado = 9 pontos
21º Colocado = 8 pontos
22º Colocado = 7 pontos
23º Colocado = 6 pontos
24º Colocado = 5 pontos
25º Colocado = 4 pontos
26º Colocado = 3 pontos
27º Colocado = 2 pontos
28º Colocado = 1 ponto

A partir do 28º colocado, todos somam 1 ponto.

Critérios de desempate : 

1º - Pontuação sem descarte 
2º - Número de vitórias, ou melhores posições. 
3º - Melhor posição na última etapa do campeonato. 

 D2. DIAS E HORÁRIOS; 

As etapas serão disputadas sempre aos sábados, conforme calendário de provas divulgado.
A loja será aberta as 9 horas, e a pista estará liberada para treino até as 10h30.

 D3. MONTAGEM DAS BATERIAS; 

As baterias serão montadas conforme classificação do campeonato, sendo que, a categoria GT1 será a última a correr.

A ordem de largada respeitará a classificação do campeonato COM DESCARTE
Na a primeira etapa faremos tomada de tempo para definição da ordem de largada. 
Para a segunda etapa será considerado o resultado da primeira etapa. 
Para a terceira etapa será considerado o resultado das duas primeiras etapas, porém, com apenas um descarte. 

 D4. TEMPO DE CORRIDA; 

WARM-UP de 1 minuto para todas as baterias. ATENÇÃO : Assim que os recolocadores estiverem em seus lugares o diretor de provas poderá iniciar o warm-up, ou seja, o piloto que não estiver presente não participará do warm-up.

As baterias serão disputadas com tempo de 6 minutos por fenda, e 1 minuto de intervalo. 

Tempos de corte :
  • GT1 > 6,3s
  • GT2 > 6,4s
  • GT3 > 6,4s
 D5. VISTORIAS; 

O carro poderá ser vistoriado a qualquer momento durante a prova. No caso de ser encontrado irregularidade, o piloto poderá ser desclassificado, ou então, deverá realizar os devidos reparos com a pista ligada, conforme decisão do diretor de provas. 

D6. BOX E MANUTENÇÕES; 

O serviço de BOX está liberado durante as trocas de fenda. 
Durante a corrida, caso algum piloto necessite de reparos no carro, ou no controle, o carro voltará para a pista na barra zero. O serviço de reparo deverá ser feito em no máximo 1 minuto. Chamamos esse procedimento de "PARADA TÉCNICA" e cada piloto terá direito a uma solicitação por corrida. 
O piloto poderá optar por trocar o carro (carro reserva) durante o intervalo, ou na parada técnica, mas deverá recomeçar a corrida na barra zero.

D7. PREMIAÇÃO; 

Os três melhores colocados (GT3, GT2 e GT1) do campeonato receberão troféus. 

D8. PUNIÇÕES; 

Todas as punições serão julgadas e aplicadas pelo diretor de provas, conforme o peso do ato e as consequências. 
Preferimos orientar do que punir, mas é importante que sigam as regras para que possamos fazer boas corridas e nos divertir.  
Qualquer punição poderá ser aplicada na prova em andamento, ou em casos específicos, conforme decisão da direção de provas, a punição poderá ser aplicada na próxima etapa do campeonato. 
O diretor de provas poderá eleger uma comissão, para ajudar em decisões que julgue necessário. 

D9. CONSIDERAÇÕES 

O controle e a supervisão do campeonato é de responsabilidade da GT (Alê GT) e, se for o caso, poderá ser nomeada uma comissão para decidir sobre questões não previstas nesse regulamento. As decisões serão soberanas. Todo e qualquer resultado de uma prova somente será considerado oficial depois de aprovado pelo diretor de provas.

D10. SITUAÇÕES DE CORRIDA

Seguem situações de corrida e suas consequências :

10.1 - Caso haja algum tipo de pane momentânea no computador de marcação de voltas, na fonte, ou falta de energia, a fenda em que estava sendo disputada a corrida será totalmente cancelada, inclusive com relação a pênaltis, e os carros deverão voltar para as barras em que largaram naquela fenda para uma nova relargada. Caso o piloto não se recorde da barra em que largou naquela determinada fenda, ele poderá retornar a barra zero. Caso haja falta de energia por um tempo maior que 30 minutos a etapa poderá ser cancelada.

10.2 - Caso o piloto desconfie que o sistema não marcou alguma volta deverá solicitar a revisão  imediatamente, caso contrário, a reclamação não será aceita.

10.3 - O diretor de provas é o responsável por manter a organização e, na medida do possível, o silêncio durante a corrida. 
Entendam que é impossível manter silêncio absoluto com a loja cheia, porém, solicitamos encarecidamente que conversem baixo e respeitem quem está correndo.

10.4 - Discussões entre pilotos e recolocadores poderão sofrer punições de advertência ou perda de voltas para os dois lados.

10.5 - Casos em que a pista desligar e o carro sair da fenda, será considerado a barra onde o carro parou na pista, porém, caso o carro seja jogado para fora da pista a barra considerada será a barra em que o carro saiu da pista.
Atenção : Na dúvida em qual foi a barra que o carro saiu da pista o diretor de provas optará sempre pela barra menor, e se houver empate com outro carro que esteja na pista a vantagem será do carro que permaneceu sobre a pista.  

10.6 - Caso dois ou mais carros terminem a corrida empatados na barra, e não haja consenso de quem está a frente, o critério de desempate será a melhor volta durante a corrida.

10.7 - O piloto que, propositalmente, tomar pênaltis consecutivos atrapalhando a concentração dos outros pilotos será advertido e, caso persista, poderá ser eliminado da prova, e/ou sofrer penalização para a próxima etapa do campeonato . Essa decisão é exclusivamente da direção de provas.

10.8 - O piloto que não exercer a função de recolocador, sem que haja justificativa, e autorização do diretor de provas, largará a próxima corrida da barra zero. Em casos muito específicos, onde o piloto não possa recolocar ele deverá indicar um recolocador para fazer sua função, lembrando que, além dessa situação não poder se tornar rotina, caso o recolocador substituto seja penalizado essa penalização será repassada ao piloto/recolocador titular. 

Comentários

  1. Boas, Alê no meu caso, (Tchélli) não vou participar da classificação de tomada de tempo de hoje 26/04, por estar fazendo uma cirurgia, na próxima etapa como fica minha situação? Boa corrida e que td ocorra dentro dos conformes. Abçs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

4ª Etapa DTM MAGNETO 2025

4ª Etapa IV DTM MAGNETO 2025

5ª Etapa CLÁSSICOS MAGNETO 24/25